segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Budleia-amarela-de-madagascar ( Buddleja madagascariensis )

              Uma grande novidade para os amantes de plantas raras e diferentes no Brasil, esta Budleia é nativa de Madagascar e o diferencial é que pode ser cultivada praticamente em todo o Brasil, este exemplar da foto, por exemplo, esta se dando muito bem no interior do estado de São Paulo.
              Arbusto de grande porte possui crescimento ereto e escandente, podendo chegar até 4 metros de altura, as folhas são muito ornamentais, perenes, verdes na face superior e prateadas na face inferior, conferindo um efeito de contraste surpreendente.
              Durante o inverno e a primavera surgem em grande quantidade as inflorescências repletas de flores pequenas, muito perfumadas, na cor amarelo-alaranjado e que atraem borboletas, abelhas e pássaros para o jardim.
              Pode ser cultivada em grandes vasos ou como maciços, renques e elemento isolado no jardim, na beira de lagos e córregos criam um efeito fantástico.
              Necessita de sol-pleno, solo rico em matéria orgânica e mantido constantemente úmido, não encharcado.
              A reprodução é feita por estacas lenhosas, herbáceas, sementes ou mergulhia.
              Também é chamada de Arbusto das borboletas, Arbusto-fumaça ou Budleia de inverno. Suas folhas são usadas para tratamento de asma, tosse e bronquite.




Um comentário: